Cuidado com os Picaretas da Informatica

02-03-2015 16:33

A House Tech Atende a domicílio com hora marcada, quando possível faz o reparo na frente do cliente e com seu acompanhamento.

Primeiramente técnicos de lans - e os não de lans também - não sabem nada, apenas enganam e bem. 

Vejam isto: ATT (Attention) Este Dicionário de Informática inicia usando este termo ATT para chamar sua atenção, pois você poderá estar entregando sua máquina para usuários (e até mesmo técnicos e professores) que “parecem” ter conhecimentos profundos sobre informática - hardware, por exemplo - mas só “parecem”. Na verdade esses usuários, técnicos e professores pertencem ao grupo CFI (Curiosos e Fuções de Informática) que, no Brasil, a quantidade deles é grande.

E a área da informática em que mais encontramos os mesmos é na de hardware. É fácil descobrir se um usuário (técnico ou professor) pertence ao grupo CFI, basta fazer “meia-dúzia de perguntas” para saber quais as respostas que darão – certamente respostas erradas, isto se eles responderem alguma coisa. Como exemplo, faça estas perguntas a um usuário, técnico ou professor CFI: 

1) Qual é a finalidade da formatação do HD? Com toda certeza ele responderá que é para apagar arquivos antigos e vírus (resposta errada). 

2) Agora pergunte a ele: “E quando o HD é novo porque fazer a formatação se não possui arquivos gravados e muito menos vírus”; 

3) Pergunte a ele qual a menor unidade no HD (formatado ou não) e respectivo tamanho desta que fica disponível para a gravação e leitura de dados?, Provavelmente ele não saberá. 

4) Pergunte a ele qual a menor unidade num HD (Formatado com o sistema de arquivos NTFS) que fica disponível para que o sistema operacional (Windows XP, por exemplo) quando instalado neste sistema de arquivos NTFS, para podermos gravar dados?. Provavelmente também ele não saberá. 

5) Pergunte também a ele qual o menor tamanho padrão dessa unidade que foi formatada com sistema de arquivos NTFS para que o XP possa ser instalado no HD, gravar e ler dados. Será que ele responderá?. 

6) Agora uma pergunta sobre memória SDRAM, afinal todos os usuários e técnicos CFI se consideram especialistas neste assunto, pois sabem como ninguém retirar e colocar módulos de memória. Portanto eles não terão nenhuma dificuldade em responder esta pergunta: “Uma máquina conta com 256 MB de memória SDRAM instalada, porém o software rodado (EVREST Home Edition) acusa 255 MB. Onde está o 1 MB que falta?”. Isto também acontece se a máquina contar com 128 MB (livre para o sistema: 127), 512 MB (livre: 511), 1024 MB (livre: 1023), e assim por diante. Se o usuário (técnico ou professor) não pertencer ao grupo CFI, for observador e profundo conhecedor dos assuntos, ele dará as respostas certas. Observar que as perguntas feitas aqui estão relacionadas diretamente com as tarefas que todos os usuários, técnicos e professores “CFI” (e os não CFI) de computadores (Windows e Linux) fazem com muita freqüência. Ou seja, praticamente todos os dias formatam HDs e trocam módulos de memórias.

 

  •